Meninas Fugidas de Casamentos Forçados (Guiné-Bissau, Catió)
No interior da Guiné-Bissau, meninas enfrentam casamentos forçados, muitas das vezes com velhos. Elas vivem condições de vida extremamente difíceis devido a práticas culturais profundamente enraizadas. Estas jovens são frequentemente privadas dos seus direitos básicos, sujeitas a abusos físicos, sexuais e psicológicos, e privadas de educação.
Cuidar destas traumatizadas meninas
No coração desta desumana realidade, encontramos Manoel e sua esposa Domingas, um casal humilde de coração generoso. Apesar das poucas condições, ao longo dos anos, eles têm acolhido corajosamente meninas que fugiram de casamentos forçados, oferecendo-lhes refúgio, amor e educação.
Infelizmente, a jornada destas meninas muitas vezes enfrenta obstáculos perigosos. Manoel e sua esposa foram ameaçados e enfrentaram desafios significativos para proteger estas jovens crianças.
Uma das primeiras criança que acolheram foi novamente entregue ao suposto marido, quando este casal foi obrigado e ameaçado por civis e pela polícia a entregá-la. Esta criança acabou por perder a vida afogada num rio numa segunda tentativa de fuga o que levou, desde então, este casal a não permitir que mais nenhuma criança saísse do seu alcance.
Apesar dos desafios, esta família com fé em Deus, continua firme na sua missão. Ao longo dos anos, mais de 100 meninas encontraram abrigo e apoio em sua casa. Elas receberam educação, aprenderam habilidades profissionais e cresceram como mulheres independentes e confiantes.
"Ao longo dos anos, mais de 100 meninas encontraram abrigo e apoio em sua casa."
Atualmente, cerca de 25 meninas vivem com Manoel e sua esposa. Embora enfrentem dificuldades diárias, a determinação desta família em oferecer um futuro melhor para estas meninas é inspiradora.
A associação Paicoi está orgulhosa em colaborar com este projeto vital, comprometendo-se a fornecer ajuda financeira e estrutural. Com o seu apoio, podemos continuar a fazer a diferença na vida das meninas e promover mudanças positivas nestes remotos locais onde vivem.
Junte-se a nós nesta causa e faça parte destas histórias de esperança e transformação.