Meninos Talibés (Guiné-Bissau, Bissau)
"Talibé é um termo árabe para discípulo. O que tenta passar por uma forma de educação é apenas uma forma de negócio para aqueles que exploram as crianças todos os dias.
O que deveria ser uma escola é na verdade, às vezes, um local de tortura.
As escolas corânicas conhecidas como Daaras não são mais do que edifícios frágeis onde atrocidades acontecem todos os dias a crianças entre os 5 e os 15 anos de idade, que são forçadas a passar
mais de 8 horas por dia mendigando dinheiro nas ruas.
O resto do tempo é gasto aprendendo o Alcorão, enquanto o marabu recolhe os seus ganhos diários.
O número de Talibes está a aumentar e há mais de 30.000 rapazes sujeitos à mendicidade forçada só na região de Dakar.
O tráfico de crianças desempenha um papel crucial nos números actuais. A maioria dos Talibes são senegaleses, mas o número de crianças traficadas de países vizinhos como a Guiné-Bissau aumentou. Os talibes sobrevivem em escolas corânicas sobrelotadas e insalubres. Malária, doenças de pele, problemas respiratórios e parasitas estomacais são comuns entre eles.
Muitas destas crianças lutam nesta situação durante muitos anos, levando uma parte delas a fugir para as ruas quando o desespero toma conta.
Os abusos físicos são conhecidos nas ruas, mas escondidos dentro destas escolas mascaradas.
Os tutores têm conhecimento dos crimes que cometem e uma forma de continuarem a fazê-lo é mantê-los à porta fechada.
Entretanto, os abusadores continuam a explorar as crianças sem qualquer tipo de preocupação com a aplicação da lei contra eles."
- Mario Cruz, Fotojornalista
https://www.mario-cruz.com/talibes-modern-day-slaves
CUIDANDO DESTES MENINOS
Iniciámos o nosso projeto na capital da Guiné-Bissau, guiados pela dedicação e empenho dos missionários Carlos e Paula. O nosso foco inicial foi ajudar os meninos talibés, um grupo vulnerável de crianças que rapidamente tocou os nossos corações.
Começamos com a distribuição de refeições diárias a estas crianças necessitadas. O que começou com um jipe logo se transformou em um esforço diário para alimentar um crescente número de meninos, que varia entre 50 a 80 por dia.
Com determinação e fé, demos um passo adiante e inauguramos uma casa de apoio. Neste espaço, as crianças e jovens encontram refúgio, alimentação diária, cuidados básicos de saúde e acesso à educação. Além disso, proporcionamos momentos de lazer e brincadeiras, essenciais para o desenvolvimento saudável de qualquer criança.
"O nosso foco inicial foi ajudar os meninos talibés, um grupo vulnerável de crianças que rapidamente tocou os nossos corações."
Para fortalecer a nossa ligação com as crianças e o próprio país, integramos funcionários guineenses na nossa equipa. Esta colaboração permitiu-nos cuidar ainda melhor destes meninos e compreender as suas necessidades de forma mais profunda.
Ao longo dos anos, a nossa associação cresceu em número de projetos e pessoas envolvidas. Estamos entusiasmados com os planos definidos para o futuro próximo, visando expandir ainda mais o nosso alcance e ajudar mais meninos talibés.
O nosso compromisso é transformar vidas e criar um impacto positivo duradouro na comunidade. Junte-se a nós nesta missão e faça parte desta história de esperança e superação!